Fundadora Master do NEPESC

Lytiene Rodrigues da Cunha é uma gestora, economista, docente de ensino superior, consultora, escritora, mentora e pesquisadora que atua na área de Segurança Pública e Defesa Social há mais de 15 anos.

Trabalha há mais de 15 anos na área de Segurança Pública; há 4 anos na área de Segurança Cidadã. E, vem desenvolvendo projetos e pesquisa há mais de 6 anos, atuando como pesquisadora. Com a fundação da NEPESC, tornou-se Pesquisadora Fundadora Master.

Sua carreira profissional começou realizando estudos estratégicos na área de segurança pública. O primeiro trabalho foi a Coordenação do Diagnóstico Sócio-Econômico dos Apenados e Egressos do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco, trabalho pioneiro e único realizado no país. O segundo, foi a elaboração de alguns projetos (seis) para a antiga Secretaria Executiva de Ressocialização do Governo do Estado de Pernambuco, que ao serem enviados ao DEPEN, colocou Pernambuco em destaque nacional, por ser o Estado que apresentou a maior quantidade de projetos de ressocialização para o sistema penitenciário, no país, à época. O terceiro, foi a elaboração e organização do primeiro banco de dados dos egressos do sistema prisional do Estado, para o Conselho Penitenciário. Na época, teve a oportunidade de conhecer e desenvolver esse trabalho para a antiga SERES, onde conheceu o saudoso Sérgio Pinto, Gerente da SERES, um gestor muito comprometido com a causa, sério e honesto.

Alguns anos depois, iniciou sua trajetória de trabalho com os municípios. E, como gestora, ocupou a 1ª Secretaria  Municipal Executiva de Combate às Drogas, a nível Brasil, no Cabo de Santo Agostinho. Os resultados atingidos nesta época foram surpreendentes, não vistos novamente, até os dias atuais.

Após o trabalho no Cabo de Santo Agostinho, teve a oportunidade de trabalhar com consultoria técnica especializada em várias outras cidades, mentora, com gestão por resultados, coordenando projetos estratégicos que alcançaram resultados nunca vistos antes, nos municípios, em Pernambuco e na Paraíba também.

A análise estratégica de dados foi um dos pilares de eficiência e efetividade dos programas que coordenou, prioritariamente trabalhando com a gestão da qualidade na educação, gestão da qualidade na saúde. Já atuando com áreas que dialogam diretamente com a segurança: educação, saúde.

Diante das mudanças providas com a Política Nacional, surge o SUSP e os planos municipais de segurança pública. Foi neste cenário que construiu o primeiro Plano Municipal em Segurança Cidadã do país. Destacando que o modelo proposto foi estruturado na gestão por resultados e gestão estratégica, aplicado a segurança cidadã.

Por trabalhar com análise de dados, de cenários e ser econometrista, implantou e gerencia, atualmente, o primeiro Observatório de Inteligência em Segurança Cidadã, a nível Brasil, no município de Altinho. Tem realizado vários estudos técnicos pautados em análise criminal, inteligência e resultados, estruturando estratégias de intervenção local para redução da violência.

Em 2023, o Ministério da Justiça abriu três editais para seleção de projetos de fomento a Segurança Pública. Dos três projetos submetidos, dois foram aprovados. Dentre outros que vêm sendo desenvolvidos no município de Altinho.

Ao longo dos últimos 3 anos, trabalhou como instrutora e docente em formações para guarda civil municipal. Coordenação de cursos de formação e desenvolvimento. Atuando nas áreas vinculadas a doutrina da segurança pública, segurança cidadã, defesa social e desenvolvimento humano.

Sempre trabalhou com uma visão analítica, pautada em gestão estratégica, para resultado. Observando as relações implícitas na multicausalidade dos fatos. E assim refletiu: o que impedia os municípios de implantarem o modelo de segurança cidadã ? Se a política foi capaz de gerar resultado em Bogotá, Medelim, Colômbia, porque não aqui, no Brasil ?

Motivada por essa carência na sociedade, em 2025, começou a escrever uma série de livros SEGURANÇA NAS CIDADES, para municípios. O volume 1, tem como temática a Segurança Cidadã. Os livros estão sendo comercializados no Kindle da Amazon, mas em breve, poderão ser adquiridos nas livrarias, de forma física.

Neste livros, muitas inovações serão discutidas em termos de gestão. Mas tudo apoiado e estruturado na política, em modelos gerenciais. Os livros discutem qual visão é necessária para que o município implante o modelo. O que é preciso, como agir, que pilares entender, como incorporar a sociedade enquanto agente de construção da política de segurança.

São 21 anos de experiência, de trabalho, que gerou resultado na área pública. E, em mais uma percepção de necessidade das forças operativas de segurança refletiu como os seres humanos que ali estão fardados, trabalhando diariamente, colocando suas vidas em risco, vem perdendo a perspectiva de uma vida promissora, próspera. Em mais uma iniciativa, surge o projeto Mentalidade de Águia, que tem início ainda em janeiro no youtube, gratuitamente, para todo o país. Mais informações, em nossa página, aqui neste blog.

E chegamos ao final desta página querido leitor, depois dessa extensa apresentação, compartilhando com você leitor nossa proposta, convidando você a melhorar a condição de insegurança em sua cidade. Convidando também a população a entender o papel que possui no processo, a participar deste blog, do canal segurança nas cidades, no Youtube. Convidando os agentes das forças de segurança a olharem um pouco para este local. Convidando a todos os leitores, para que unidos possamos mudar essa realidade precária de vida, que estamos vivendo com a violência.

Referência Acadêmica

Graduada em Licenciatura Vernáculo Letras – Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Ciências Econômicas – Universidade Católica de Pernambuco

Especialista em Gestão Pública Municipal – Universidade Federal Rural de Pernambuco

Especialista em Gestão de Empresas – Universidade Salgado de Oliveira

Certificada pela Escola Nacional de Administração Pública em Gestão por Resultados

Mestra em Relações Internacionais, Economia e Comércio Exterior – Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Matemática e Tecnologias de Ensino – Universidade Federal de Pernambuco (2 anos – inconcluso)