Bem Estar e Saúde Mental para Forças de Segurança

Projeto de Prevenção aos Problemas de Saúde Mental – Projeto Bem Estar

A pesquisadora fundadora Master do NEPESC, Lytiene Rodrigues, desenvolveu junto ao município de Altinho/PE, em 2025, o primeiro projeto de bem estar, nível Brasil, para guardas civis municipais, alinhado ao cumprimento do Decreto 11.107 de 2022, que dispõe do Programa Nacional de Qualidade de Vida para profissionais da Segurança Pública.

O Ministério da Justiça implantou em maio de 2024 o Escuta SUSP para os policiais militares e civis, com atendimento psicológico estabelecido para 21 atendimentos, por telefone ou on line.

Os guardas civis municipais ainda não estão sendo atendidos, mas já existe uma perspectiva de se ampliar o programa para esse perfil operativo da força de segurança.

O Projeto Bem Estar foi uma iniciativa pioneira, porque não apoia, assiste ao guarda civil municipal quando ele já está com problemas de saúde mental, quando a tensão, o estresse, a ansiedade o adoeceu. Ele antecede de forma preventiva, com agendas temáticas pautadas nas necessidades da corporação.

É um projeto desenvolvido com revisão estrutural a cada 4 (quatro) meses, o que gera maior eficiência ou efetividade. Ao longo do projeto novos mapeamentos vão sendo aplicados e os resultados adotados na (re)estruturação de toda estratégia de trabalho desenvolvida. É semanal, mas se o GCM sentir a necessidade de um acompanhamento pessoal, é disponibilizada a psicoterapia.

Se você deseja implantar uma política de bem estar em seu município, para sua corporação, entre em contato conosco.

Diagnóstico Biopsicossocial integrado ao Risco Psicossocial

No primeiro trimestre do Projeto Bem Estar, foi aplicado o primeiro diagnóstico biopsicossocial e de Risco Psicossocial para todos os guardas civis municipais, do município de Altinho/PE.

A partir desse diagnóstico, tivemos a oportunidade de mapear as condições de risco profissiográfico, psicossocial, do clima e cultura organizacional e assim compreender como a corporação está do ponto de vista organizacional, estratégico, se desenvolvendo, os gargalos e as necessidades. Foi um trabalho pioneiro em termos de forças operacionais de segurança e tem possibilitado a recondução, alinhamento do Projeto Bem Estar.